Movimento Amigos do Vlad:
Arte, Afeto e Luta Antimanicomial Nascido no coração do CAPS Adulto II Professor Luiz da Rocha Cerqueira (CAPS Itapeva), o Movimento Amigos do Vlad é um coletivo de base que une o ativismo em Direitos Humanos à potência transformadora da arte.
Inspirado pela resistência e pela liberdade, o movimento surge como um espaço de voz, escuta e protagonismo para os usuários do serviço de saúde mental.Sob a liderança poética e militante de Diogo Cascais, ativista e portador de esquizofrenia, o grupo transforma a vivência do sofrimento psíquico em versos de contestação, superação e beleza.
Acreditamos que a loucura não deve ser silenciada ou trancafiada, mas sim compreendida em sua humanidade e cidadania.
Nossos pilares são a Reforma Psiquiátrica, a defesa intransigente dos Direitos Humanos e a ocupação dos espaços públicos através da cultura. Ser um "Amigo do Vlad" é lutar por uma sociedade sem manicômios, onde o afeto e a poesia sejam as principais ferramentas de cuidado.
Nossa voz é nossa liberdade. Nossa arte é nossa cura.
Ass: Diogo Cascais, o VLaD
-
Autor:
Diogo Cascais (Pseudónimo (
Offline) - Publicado: 7 de julho de 2026 20:11
- Comentário do autor sobre o poema: Movimento social e de luta antimanicomial
- Categoria: SociopolÃtico
- Visualizações: 3

Offline)
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.