ANTOLOGIA DE MINICONTOS: O LOBO-GUARÁ E O PEQUI PERDIDO (Fábula)
Era uma tarde quente de outubro. Seu Guaraci, um lobo-guará de pernas compridas, achou um pequi gigante perto do buritizal. Mas o pequi era pesado demais pra rolar sozinho.
Dona Sisi, a seriema, viu e chamou ajuda. Bolota, o tatu-bola, cavou uma canaleta na terra vermelha fazendo uma rampa. Téo, o tamanduá-bandeira, usou o rabo forte pra empurrar. Seu Guaraci guiava:
- "Mais pra esquerda! Cuidado com o cupim!"
Chegando na toca, abriram o pequi e dividiram: Bolota chupou a polpa, Téo lambeu o caroço, Dona Sisi comeu as larvinhas e Guaraci ficou com as castanhas.
Moral: No Cerrado, ninguém vence sozinho. Cada um tem um dom, e junto a gente vai mais longe.
Autor.: Gino, Sinvaldo
-
Autor:
GINO (Pseudónimo (
Offline) - Publicado: 6 de junho de 2026 02:08
- Categoria: Conto
- Visualizações: 12
- Usuários favoritos deste poema: Francisco Queiroz, Gino, Sinvaldo de Souza

Offline)
Comentários1
Nobre Poeta,
Fico admirado, ora está versando no Olimpo, ora tá de prosa no cerrado...
Que riqueza,
Abraço
Obrigado, amigo poeta, pelo comentário e claro, por ter lido!
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.