LEITURAS
Ontem li o Tio Patinhas
E depois?
São leituras minhas
Espera aí não fujas
Ouve com alguma arte
Espero que não tenhas as mãos sujas
E saibas pegar no Sartre
Eu sei
Já me disseste
Não morres de amores pelo Rato Mickey
Tá bem pronto
E que tal
Quando estiver mau tempo no canal
Consigas sentado no trapézio
Pegar no Nemésio?
Mas ontem voltei às minhas
Li o Tio Patinhas
E nunca ninguém me disse: despreze-o
E saboreei os instantes
E não foi por isso que o Sartre e o Nemésio
Fugiram das estantes
Ainda lá estão
Meus amigos como dantes
Notas:
Vitorino Nemésio: (Açores, 19 de dezembro de 1901 – Lisboa, 20 de Fevereiro de 1978) foi um poeta, romancista, cronista, académico e intelectual português que se destacou como autor de Mau Tempo no Canal, e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Jean-Paul Sartre (Paris, 21 de junho de 1905 – Paris, 15 de abril de 1980) foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Escreveu em 1948 a peça de teatro: Les Mains Sales (As mãos sujas).
-
Autor:
Arthur Santos (Pseudónimo (
Offline) - Publicado: 8 de fevereiro de 2026 09:52
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 2

Offline)
Comentários1
SERGIO NEVES - ...um escrito bem posto e interessante esse teu... -gostei do "modus operandi" da tua inspiração... // ...Sartre, o Jean-Paul, já foi leitura minha,...Nemésio, ainda não...,...mas vou confessar -na cara dura: ...para o meu deleite, hoje eu sou mais o Tio Patinhas (...e mais ainda, o transloucado Pato Donald) /// Abçs.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.