O Conto de Albelírio e seus Companheiros

Sinvaldo de Souza Gino

O Conto de Albelírio e seus Companheiros

Em um tempo distante, quando a cidade de Santa Luzia de Matrinchã era apenas um sonho, Albelírio, um homem de grande coração e espírito aventureiro, decidiu fundar uma comunidade em meio à floresta. A caça e a pesca eram a base da sobrevivência dos moradores, e Albelírio era um mestre nessas artes.

Na década de 70, Albelírio conheceu o senhor Mariano, Aparecido e Lulu, três homens que compartilhavam da mesma paixão pela natureza e pela aventura. Juntos, eles formaram um grupo de caçadores e pescadores, e logo outros amigos se juntaram a eles, incluindo Divininho Pescador, um homem de grande habilidade com a pesca e a caça.

O grupo se reunia regularmente para caçar e pescar, e Albelírio era sempre o líder, com seu cigarro de palha grosso e a fumaça que tangia as muriçocas. Ele era um homem de poucas palavras, mas sua presença era sentida por todos.

"Albelírio, você é um gênio!", disse Mariano, enquanto eles estavam à beira do rio. "Como você consegue espantar as muriçocas com aquele cigarro?"

"É simples", respondeu Albelírio, com um sorriso. "É a fumaça mágica do cigarro de palha. Ela não só espanta as muriçocas, mas também faz com que os peixes venham direto para a nossa rede."

O grupo riu, e Aparecido perguntou: "E as onças, Albelírio? Como você as espanta?"

"Ah, as onças são fáceis", respondeu Albelírio. "Eu apenas acendo meu cigarro e elas começam a dançar. É um espetáculo incrível!"

O grupo riu novamente, e Lulu perguntou: "E os pássaros, Albelírio? Como você os caça?"

"Os pássaros são meus amigos", respondeu Albelírio. "Eles me avisam quando há um inimigo por perto. É como ter um sistema de alerta precoce."

Divininho Pescador, que estava pescando ao lado, levantou a cabeça e disse: "Albelírio, você é um homem incrível. Eu nunca conheci ninguém que pudesse fazer tudo isso."

Albelírio sorriu e disse: "É tudo uma questão de prática, amigos. E de ter um bom cigarro de palha."

O grupo continuou a caçar e pescar, rindo e brincando, enquanto Albelírio fumava seu cigarro de palha e espantava as muriçocas.

De repente, um peixe enorme saltou do rio e caiu na rede de Divininho Pescador.

"Albelírio, você fez isso!", gritou Mariano. "Você chamou o peixe!"

Albelírio sorriu e disse: "É tudo parte do serviço, amigos. Agora vamos comer!"

E assim, o grupo se reuniu para desfrutar de um delicioso almoço de peixe fresco, enquanto Albelírio fumava seu cigarro de palha e contava histórias incríveis.

 

  • Autor: GINO (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 10 de dezembro de 2025 11:40
  • Categoria: Conto
  • Visualizações: 1
Comentários +

Comentários2

  • Sinvaldo de Souza Gino

    Um pouco da história de um dos Fundadores da Cidades de Santa Luzia de Matrinchã - Goiás. Senhor Albelírios sempre ia a casa do senhor Mariano para conversar sobre pesca e caça, eles eram muito amigos e passava parte da vida caçando e pescando, a vida na época naõ era fácil para ninguém, principalmente pelo modelo de família com muito fílhos, o trabalho era muito tenso e sofrido, a tecnologia chegou bem depois, por esse motivo muitas famílias buscavam na caça e pesca o recurso para a manutenção da casa. Hoje, a vida para a maioria é bem diferentes, no entanto, ainda existem ribeirinhos no Brasil que vivem da pesca e caça.

  • Sinvaldo de Souza Gino



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.