VALOR & CIRCUNSTÂNCIAS

Rubenildo Alexandre de Sousa

"Um valente ferido ainda é um valente. O valor R$ de 01 real guardado na carteira é o mesmo valor R$ de 01 real achado no chão. O valor financeiro da Dracma guardada no cofre, é o mesmo valor da Dracma achada ao varrer o chão. 

Mesmo sendo achada suja (oxidada) trás alegria,  pois o valor sentimental não mudou e pra reluzir é só polir. Os fariseus jogam uma mulher no chão e dizem que é adúltera (pecadora) mas Jesus não usa rótulo pejorativos, adjetivos e as condições circunstanciais ele chama de mulher.

A mulher do fluxo que todos chamavam de imunda, Jesus chama de filha, porque o valor de filha não mudou pela condição temporal. A valorização do ser humano está para além de suas falhas ou condições momentâneas.

O texto não fala pródigo filho, mas filho pródigo, porque o valor de filho além de não se perder vem antes de qualquer coisa. Visto que a vida não se resume em um único dia, mas na dinâmica do tempo, na complexidade do ser e no potencial de mudança.

Por:  Rubenildo Alexandre.

  • Autor: Rubenildo Alexandre de Sousa (Offline Offline)
  • Publicado: 24 de abril de 2025 11:55
  • Comentário do autor sobre o poema: Reflexão pessoal sobre a dignidade inerente ao ser humano e o valor constante que não são abalados pelas vicissitudes da vida ou pelos julgamentos alheios.
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 7


Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.