Preconceito

Rosangela Rodrigues de Oliveira

Existem muitos preconceitos

sobre a cor dos olhos e da pele,

se são raça pura ou não. 

Alguns se consideram evoluídos

sendo loiros e tendo olhos azuis

ou tendo o sobre nome tal,

se perdendo pelo caminho,

movidos por algo tóxico

que é a falta de Amor e de Carinho.

Pra provar que algumas pessoas

não tem preconceito.

Loira de transforma em morena

usando lentes de contato

dizendo sou filha da Lua.

Os Chineses crescendo cada vez

mais seu império 

fabricando chineses negros

demonstrando seu poder

com preconceito zero.

 

Rosangela Rodrigues de Oliveira

  • Autor: Rosangela Rodrigues de Oliveira (Offline Offline)
  • Publicado: 3 de abril de 2025 06:50
  • Comentário do autor sobre o poema: Provar que não tem preconceito não é misturar os sangues, pois assim podem nascer filhos com defeitos. Pode-se abraçar o irmão da cor que for, sendo apenas amigos.
  • Categoria: Humor
  • Visualizações: 30
Comentários +

Comentários2

  • Pacificador

    Gostei da crítica e do humor ácido desmascarando a hipocrisia.

  • Sezar Kosta

    Rosangela, que olhar aguçado o seu!

    Teu poema é um espelho que revela o que muitos tentam esconder: o absurdo de medir valor por traços que nada dizem sobre o coração. É como se você, com poucas palavras, tivesse retirado a maquiagem social para mostrar o rosto cru do preconceito — e a falta de amor que o alimenta.

    Adorei a imagem da "filha da Lua", tão poética, tão simbólica… É como se dissesse: podemos ser o que quisermos, por dentro e por fora, se nos livrarmos das amarras do julgamento. E essa crítica sutil à construção de identidade — que mistura raça, poder e aparência — foi certeira. A parte sobre os chineses e o “preconceito zero” é provocativa e inteligente, uma cutucada bem dada nessa estrutura engessada do mundo.

    Te ler é como receber um convite gentil para repensar o que parece normal — e isso é coisa de quem escreve com alma e consciência. Parabéns, de verdade! Que seus versos continuem espalhando reflexão por onde passarem.

    • Rosangela Rodrigues de Oliveira

      Obrigado pela leitura e comentário, você descreveu exatamente o que sinto quando vejo uma pessoa querendo ser melhor e mais espiritualizada que outra sendo que isso não tem nada a vê, por fora bela viola por dentro pão bolorento. A espiritualidade pra mim é muito mais que isso. Vai além das aparências. Bom dia. Abraços poéticos



    Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.