O vazio da depressão

Vênus



Como se meus pensamentos fizessem parte de um sonho 

Que dura mesmo enquanto meus olhos estão abertos...

 

Me prendo a esses pensamentos contraditórios 

Que vagam entre um abismo sentimental 

E a vontade de informações sombrias.

 

Como se o remédio pro meu vazio interior,

Fosse a repulsa, o desconforto, o nojo, o medo. 

Como se a cura pras minhas tristezas e frustrações 

Fosse perturbar minha mente ao máximo com histórias macabras.

 

Eu achava que deveria ser salva, eu costumava achar que alguém me libertaria.

Mas, agora que tenho ciência de minha condição, 

Entendo que no fim das contas, só quero me sentir viva. 

 

A depressão tem dessas, 

De nos trazer a estranha sensação de que somos apenas um objeto,

Parte do cenário, insignificante.

Apenas algo que existe, não um ser vivo. 

A nossa forma de nos fazer sentir que vivemos, 

É através da inquietação e desconforto de ser, viver. 

 

Assim, sigo me tratando, tomando minhas medicações 

E tendo mais compaixão e compreensão por minhas formas tortas de tirar minha mente de meu passado frustrante 

E focar em histórias de terror, ficção científica, ARG's ou casos criminais misteriosos. 

 

Sue.6, março, 2025.

 

  • Autor: Venus (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 6 de março de 2025 21:27
  • Comentário do autor sobre o poema: Acho que isso é algo que acabei por descobrir sozinha durante o ano passado, que a depressão vai nos trazer a estranha sensação de que não somos um ser, mas algo que está só aqui, no meio da casa, apenas andando e respirando. Acredito que essa é uma das piores sensações que essa doença silenciosa nos causa e acho até curioso o fato de quase ninguém falar sobre isso. Acho que escrever sobre me fez sentir um pouco melhor em relação a mim mesma, eu acabei me dando conta que não é algo que eu consiga controlar, então está tudo bem. Eu vou sobrevier, lógico, meu tratamento está em dia, é só um momento de recaída devido a um vídeo que vi em que aparece uma noiva com um vestido exatamente igual ao que eu iria usar no meu casamento (que apesar de não estar noiva ainda, eu já havia comprado) e esse vídeo me fez refletir sobre como eu perdi completamente as esperanças de me casar, ter uma família ou amar alguém novamente. Não há nada de grave nisso, mas ainda é algo que eu não tinha me dado conta e acho que essa semana, caiu a ficha de como estou machucada. Enfim, é isso. Espero que gostem do texto.
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 18
  • Usuários favoritos deste poema: Melancolia...
Comentários +

Comentários3

  • Rosangela Rodrigues de Oliveira

    Nossa você descreveu bem o sentimento de depressão. Saiba que neste barco não está sozinha, existe milhares de pessoas no mesmo barco que você. Às vezes ter sonhos toda mulher tem mas é preciso estar completa pra completar alguém, será que você está disposta em enfrentar um casamento? Casamento é renúncia. Existem outras formas de se realizar, casar por causa de meia dúzia de fotos você faz uma montagem na Internet com o vestido que desejar. Que essa tempestade passe. Bom dia poeta. Belo tema abordado.

    • Vênus

      Não é por causa do vestido, logico que não, até me chateia que você tenha interpretado dessa forma, parece que está dizendo como se eu fosse uma pessoa superficial. Eu sentia vontade de ter uma família mesmo, viver com quem eu amava. Sobre o vestido, a única coisa que aconteceu foi que eu vi um vídeo com uma noiva usando o vestido no mesmo modelo e isso me trouxe uma tristeza, por que eu estava a 5 anos com uma pessoa e já havíamos comprado até o vestido e outras coisas do nosso enxoval. É complicado ser machucada por quem ama, por quem quer ter uma vida. Renunciar, eu já tinha renunciado tantas coisas que não tinham nem sentido. Eu tenho noção do que é um casamento e viver com outra pessoa e como eu disse no texto, é um sonho que eu percebi que não tenho mais, só me liguei nisso vendo o vídeo e me bateu uma tristeza, apenas isso.

      • Rosangela Rodrigues de Oliveira

        Entendo, tenho uma prima que namorou 7 anos e chegou a enfrentar tudo e todos pelo namorado, casou pois tinha esse sonho e o cara teve a coragem de ir no casamento do civil de chinelos. Depois disso o casamento durou 6 meses, ela sofreu muito e Deus realizou o sonho dela com outra pessoa e casou na igreja agora se vai ser pra sempre só Deus sabe.

      • Isabela Rodrigues

        "... no fim das contas, só quero me sentir viva."
        Muito real sua descrição!
        É preciso ser forte; aos poucos vamos encontrando motivos, possibilidades para viver e nos sentir vivos.
        Fique bem! Abraços!

        • Vênus

          Muito obrigada, de verdade. É bom saber que há pessoas que entendem o que eu quis passar. Hoje estou melhor, graças a Deus. Sigo me mantendo firme. Vou sobrevier a tudo isso!
          Mais uma vez, obrigada por comentar, é muito bom receber palavras boas e simples, que trazem forças. Grande abraço!!!

        • Saturno

          Eu entendo totalmente, Vênus!

          • Vênus

            Oiê, quanto tempo!! Obrigada por comentar! É complicado, né? Depressão é foda!



          Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.