Eis de acreditar na verdade que se prova ou na que é de consenso comum ?
O conhecimento não se dá pela soberania intelectual, mas sim pela capacidade de se auto governar e seguir vias criadas por ti próprio e não pela aceitação popular sobre um determinado assunto.
De modo exemplificado, é fácil criar uma base comportamental em determinado povo, se, naquele território, não se há a capacidade de por a prova o que é tido como verdade.
A diferença entre as duas verdades está no fato de que a verdade por senso comum é ignorante e certa, levando em consideração que se houver adesão da ideia por um grande quantitativo de pessoas, tal sugestão se tornará concreta, e assim funciona a ignorância social.
Em meados de alguma época, Pitágoras diz que o quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos.
Pela verdade que se prova, é possível não só afirmar tal teorema, como é possível adquiri a capacidade de por tal ideia a prova.
Pelo senso comum, basta que Pitágoras passe confiança suficiente para que sua ideia seja aceita; ou que alguém modifique o teorema de forma a ser aceita por todos.
O fato é que, na atual sociedade em que vivemos, tanto em aspectos políticos, culturais e sociais, a verdade está se perdendo devido a ignorância e a concordância com tal ato.
Imagine uma sala com dez pessoas, onde duas entre todas elas, são biólogos formados e doutorados em sua área, das outras, profissões diversas. Dentro dessa sala é jogado um aracnídeo; os dois biólogos são portadores do conhecimento necessário para identificar e por a prova do porque o animal ser um aracnídeo, porém, basta uma das oito pessoas restantes falar que é uma formiga, que, se houver aceitação pela maioria ( as outras 7 pessoas ), o animal passa a ser considerado uma formiga.
Acontece que intelectualmente falando, é mais fácil acreditar que o animal seja uma formiga, seja por se tratar de um bicho do cotidiano e de certa simplicidade, do que ouvir a explicação dos biólogos do porque a criatura jogada á sala é um aracnídeo.
Os dois biólogos, mesmo conseguindo concretizar a verdade através da ciência, não tem adesão da maioria, assim, perdendo vez para o grupo com maior número de votos.
Se continuarmos com essa alta adesão ao pensamento de senso comum, logo, o regresso social será mais visível, e sempre que tivermos um problema que traga necessidade de nos elevarmos intelectualmente, sempre haverá uma massa de pessoas que optará pela simplificação e adesão de uma ideia de mais fácil intendimento.
Conhecimento significa poder, poder de não se submeter a integração com essa massa de pessoas; conhecimento significa ter discernimento de por a prova o que se fala e não somente andar na sombra da multidão.
Os ignorantes são maioria, a maioria muda o mundo, mas se temos conhecimento para guiar a ignorância, temos o controle, logo, temos a possibilidade da mudança de direção na qual a sociedade se desloca.
- Autor: Bu3no (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 9 de setembro de 2024 14:41
- Categoria: Reflexão
- Visualizações: 3
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.