Hamburgo

Helder Duarte

Em 1939, um navio navegava de Hamburgo, para Havana Cuba. Nele iam centenas de judeus ( Refugiados de guerra  que vinham da Alemanha ). Vi este acontecimento num filme na Televisão. Todos eles  tinham vistos para desembarcar. Mas ao chegarem a Cuba, foram impedidos de desembarcar. Tiveram que voltar para trás ( Hamburgo ). A maior parte deles foram para campos de concentração. Confesso que fiquei impressionado com o que vi neste filme. Eu vivi intensamente este momento, como se eu fosse  judeu. A maior parte do judeus morreram às mãos do Nazistas.

  • Autor: Helder Duarte (Offline Offline)
  • Publicado: 1 de outubro de 2023 16:18
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 3

Comentários1

  • Maria dorta

    Essa é a face, nem sempre oculta, daqueles sedentos de poder,que acham que o Universo só pode a uma raça,ou etnia pertencer...assim foram com os judeus desde o tempo de Cristo, assim foi com os índios dos Estados Unidos,trucidados pelos soldados americanos e sua rica artilharia, assim foi com nossos indígenas com suas terras invadidas pelos portugueses e ainda hoje tendo suas terras questionadas pelos brancos invasores hoje em cargos políticos no Senado em Brasília. Peixes miúdos são comidos pelos tubarões. Triste raça humana,!



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.