Maryellena Aguiar

Entre palavras e versos

É bem difícil lidar com suas próprias confusões, e está conosco mesmo tende a ser mais doloroso do que parece. Tomar coragem de assumir seus próprios medos leva tempo, e nem sempre a maturidade é algo fácil de aceitar ou engolir guela abaixo. Eu precisei sentir exatamente tudo o que sinto, mas a prática da solitude envolve muito mais do que os livros e a psicologia são capazes de explicar. 
Ainda não estou boa nessa tese de fazer por mim certas coisas, e de não depender de ninguém para algo. Às vezes sinto vergonha de ir ao Shopping sozinha, de sentar em um bar sem estar acompanhada... Mas apesar de saber que eu me basto, porque ainda temos tanta vergonha em estar na nossa própria companhia? Porque é tão desconfortável pedir uma mesa para um, e sempre ouvi "a senhora está esperando mais alguém?" como se precisássemos desse tal alguém. Hoje fiz minha primeira experiência de sentar numa cafeteria e me aproveitar, enquanto saboreio o café da casa e escrevo os meus textos sobre o que percebo da vida, e é libertador. 

Ao fundo toca MPB, enquanto nas mesas ao lado ouço burburinhos sobre a vida, noivado, negócios, casamento e música. Tenho descoberto o quão incrível é estar na vida e senti-la, com toda a intensidade que só ela é capaz de nos dar. 

Vejo luzes amarelas expressando toda energia de criatividade que brota da vida. Ouço as louças se esbarrarem na pia, enquanto o cheiro de café se levanta. As plantas ao redor me fazem respirar aliviada e agradecida. Ouço gargalhadas gostosas e vejo uma família sentada reunida partilhando o jantar, eu tenho sentido à vida ainda que dolorosa às vezes. 

Acho que as pessoas me observam de longe com estranheza e devem se perguntar o quê tanto escrevo. Ainda é difícil aceitar que pessoas se bastam em sua própria companhia. Mas eu queria que você leitor guardasse essas palavras para si:
Nunca anule os desejos do seu coração e nem tenha vergonha de sentir e viver o que sente. 
Nunca coloque o desejo do outro acima dos seus e nunca espere das pessoas o que só você é capaz de fazer por si mesmo, elas não são iguais a nós. As pessoas nos surpreendem e nem sempre é por algo bom, acredite. 
Invista toda energia possível em você, se ame, se baste, se cuide. Compre algo novo sempre que quiser, poupe um pouco de dinheiro para viajar, se aproveite. No começo é difícil, mas é um processo de cura e só os corajosos conseguem realizar. 

Hoje me arrumei, me maquiei e ainda que com vontade mas sem coragem ainda assim o fiz. Embora meu coração quisesse me sabotar convidando outros, eu sabia que esse era meu momento e eu não poderia fazer o contrário. 
Se permita e como diz um trecho de um filme que gosto muito: "dizem que você só aprecia um Jardim quando atinge uma certa idade, e suponho que haja uma verdade nisso. Provavelmente tem a ver com o grande círculo da vida. Parece haver algo de milagroso em ver o implacável otimismo de um novo crescimento após o inverno sombrio, uma espécie de alegria na diferença a cada ano, a maneira como a natureza opta por exibir as diferentes partes do jardim em seu máximo proveito."

A vida é sobre si e sigo entre palavras e versos tentando viver.

  • Autor: Mary Aguiar (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 5 de Abril de 2022 21:32
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 19

Comentários1

  • Shmuel

    Nossa que poesia incentivadora... Gostei um combo!
    Abraços a poeta Mary Aguiar!



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.