Ueslei Fatareli

O DESFILE DOS ARROGANTES (PARTE1)

 

O primeiro a desfilar, extremamente posudo,  chamou a atenção de todos com seu queixo erguido, seus olhos altivos e sua longa capa do mais caro cetim de veludo, toda adornada com adereços de ouro. 

Muitos diziam que seu sobrenome era ligado a gente rica, dona de muitas terras nos tempos medievais. Ele mesmo vivia dizendo que seus antepassados, todos letrados, tinham sido proprietários de castelos lindíssimos nos Alpes suíços. 

Entretanto, no meio de sua exibição, naquele  fatídico desfile, as luzes dos holofotes embaralharam a vista de seus olhos, e ele despencou da passarela, estreita à beça, e muito alta. Seu queixo bateu com tanta violência no chão, que só colocando outro para resolver a situação. 

O único mento que adaptou-se melhor foi o do Joaquim Lida, cadáver novinho em folha de um homem trabalhador que, durante a vida, limpou latrinas e pocilgas como ninguém. Joaquim, por uns era carinhosamente chamado de"Quim",  por outros que gostavam de zoar,  era conhecido como "Quim Catinga". 

O filho de Joaquim só pode estudar e graduar-se  em razão do trabalho do pai. Depois de alguns anos, o filho de "Quim", engenheiro ambiental, foi eleito prefeito. E para homenagear seu genitor , revitalizou o principal bosque da cidade localizado na Vila dos Reis, que a partir de então passou a ser chamado de  Bosque do Joaquim. Mas, voltemos ao posudo e ao relato dos médicos sobre sua cirurgia. 

"O transplante foi um sucesso não há a menor dúvida ". Era o que os cirurgiões orgulhosamente diziam com ares de semideuses. Entretanto, era só sentar ao lado do transplantado para perceber no ar um certo cheiro de chiqueiro e de fezes. Alguns diziam sem rodeio: O Quim voltou! Outros, entretanto, afirmavam: O Quim não voltou, o Quim ficou! E assim começou o rebosteio. Quem diria? 

Tempos depois, chegou o dia do funeral do homem que fedia. Dia frio, não teve neve, mas era como se ela lá estivesse. O único que ficou ao seu lado no cemitério foi o coveiro Helvécio Berna, fã de uma genebra antes das refeições. Na ocasião, o distinto sepultador precisou usar máscara o tempo todo, tal era o fedor.

  • Autor: Ueslei Fatareli (Offline Offline)
  • Publicado: 3 de Julho de 2021 08:43
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 35

Comentários1

  • Carlos Chagas

    Grande Ueslei,
    Estória engraçada contendo uma interessante reflexão.
    Abraço



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.