JUAN MIGUEL MORENO VILLAMIZAR

O Amor: A Confusão Mais Tenaz, mas a Graça Mais Amena.

2 Caminhos, 2 Amores, 2 Lugares

 

2 caminhos, 2 amores,

2 lugares onde minha alma se sente plena.

O caos em minha mente, meus pensamentos me atormentam:

2 mulheres inestimáveis com quem brinco descaradamente,

e minha mente me faz culpado.

Uma tristeza, uma saudade em minha alma;

amo as duas e, com as duas, quero ter uma vida resolvida.

Que miserável sou, minha consciência me atormenta;

sou um déspota.

Como posso andar com as duas e, ao mesmo tempo,

amá-las mutuamente?

Sou um homem, por que questiono o assunto?

Minha natureza é assim; o que me surpreende de mim?

Ser frio e descarado; ser déspota e violento.

Sou um homem que não decepciona sua natureza

e que destrói o coração de mulheres frágeis.

Que miserável sou!

Homem déspota e destruidor de almas.

Talvez o amor das duas seja compartilhado

e, se o jogo continuar, uma chegará ao altar

e a outra passará a ser amante.

As duas sofrerão a descarada insolência

de um homem irresponsável e covarde.

No fim, decidirei por uma

e, talvez, causarei dor à outra,

mas não suporto mais ser tão covarde e miserável.

Assim é o amor de um homem déspota

e destruidor de almas.

 

Sentimento

 

O amor é um tema problemático e muito pouco compreensível para muitos. Estar juntos, dois seres humanos, pode parecer monótono; é simplesmente idealizar a relação e o significado do amor. Mas aqui gostaria de me estender sobre o momento em que duas pessoas se amam e, juntas, suprem suas necessidades, tanto amorosas quanto íntimas, tanto sociais quanto privadas.

Estar juntos por toda uma vida e compartilhar tanto tempo pode chegar a ser entediante e, simplesmente, seguir uma rotina — uma rotina que, de certo modo, pode significar a destruição de uma relação sólida.

Mas, de alguma forma, é coerente pensar assim, porque todos somos seres humanos e precisamos mudar as coisas, viver, em si, outras experiências amorosas. Isso pode ser pouco compreendido por muitos, mas é uma realidade que muitos vivem.

A lírica a seguir reflete esse pensamento com a coerência do ser: a pessoa que comete o erro e compreende suas razões; por isso, o pensamento se complementa em DOIS CAMINHOS, DOIS AMORES, DOIS LUGARES ONDE MINHA ALMA SE SENTE PLENA.