Qual a maior alegria dos seres? O Nascimento de seus filhos, produto de amor entre seus pares! O Nascimento é o rompimento da segurança do útero materno para as incertezas e perigos da vida;
A incerteza desta passagem é tanta que muitos não ultrapassam essa barreira e perecem no caminho, causando sofrimento a quem o esperava há tanto tempo; Mas muitos conseguem ultrapassar a barreira e choram ao chegar, por que não sorriem ao invés de chorarem? Simples, é o início do processo de sofrimento que só terminará com a sua morte em um dia predeterminado de sua jornada, causando sofrimento aos seus genitores.
Mas os seus genitores choram também , mas é de alegria com o Nascimento e a satisfação de ver os seus gens perpertuados em um novo ser; os dias e noites passam lentamente, até que eles começam a passar com uma velocidade enorme e aí temos a certeza que eles estão crescendo e se desenvolvendo e que teremos um tempo breve com eles e que um dia chegará ao fim para ambos.
Todas as incertezas nós bate a porta e com o tempo nos tornamos azes na arte da criação de nossos filhos e que um dia podem ou não cuidar de nós, afinal eles devem crescer e formar a própria família; e muitos familiares aqui cessão a sua opinião sobre está família formada e muitos não, o que pode levar ao divórcio (rompimento) desta família formada, afinal diz o ditado: \" Na vida de marido e mulher ninguém mete a colher\".
Antes de tudo isto, eles passam por uma série de passos e a educação é a mais importante , pois é ela que vai moldar o caráter e forma de agir em sociedade dos nossos filhos;
Mas não é só responsabilidades que recebemos ao criar os nossos filhos, temos os melhores e mais sinceros presentes que alguém pode nos dar, afeto, carinho, amor e a inocência que vai diminuindo com o passar dos anos e o queimar de etapas da vida;
Mas tudo um dia pode mudar, o que tinhamos todos os instantes passa a ser definido por uma pessoa estranha a relação, afinal não somos mais um casal o matrimônio explodiu, as pessoas não se amam mais, o ser gerado e amado, agora tem que partir e ficar entre os seus genitores, afinal ele ama os dois e como de uma hora pra outra tem que escolher alguém pra ficar?
Ele pensa, como posso escolher um se amo os dois! Mas não tem jeito ele precisa escolher, mas na maioria das vezes alguém escolhe por ele, e a vida tem que seguir o seu rumo e ela vai se ajeitar, afinal o tempo é o mestre de tudo!
Mas nunca mais será igual, tudo vai mudar, pessoas novas devem entrar em sua vida e na de seus genitores, lhe causando sofrimento e dor e após alívio e alegrias, afinal o tempo cura todas as feridas;
O filho vira moeda de troca na mão de alguns pais e muitos até abandonam seus filhos, por não querer conflito com aqueles que um dia amaram. Tudo muda de lugar, eles passam por provações, mas o sorriso um dia volta ao rosto, afinal a vida tem que continuar e vai continuar até que ela chegue ao fim para cada um de nós.
Existem tantas situações que um filho passa, não só de separação, abandono, maus tratos e violência de todos os âmbitos e podem prestar a atenção o sorriso está nos seus lábios;
Mas Deus também reserva aqueles previlegiados, quase nenhum sofrimento mas sempre há algum, afinal viemos aqui para sofrer na maioria do tempo e nos resta também alguns momentos de alegria.
Filhos são a dádiva de Deus e sempre que estiverem tristes, lembrem-se tenho ou terei um filho a me esperar com o sorriso leve e que penetra na alma e limpa todos os meus dissabores da vida e me faz caminhar na dura e tortuosa estrada da vida.