Francisco Queiroz

Cherokee

O avô sabido explicou

que o bem e o mal

são dois lobos gêmeos dentro de nós.

 

Dizem que vence aquele que mais alimentamos.

Aí, um acua o outro

e, se muito poderoso,

acua a nós também.

 

Cresci em meio a essa guerra:

quando tinha raiva, mordia,

quando tinha compaixão, paralisava.

 

Então, um dia, fiz-me também sabido,

passei a alimentar os dois por igual.

 

Seria triste ver um irmão matar o outro,

pensei na vida solitária

do que ficaria para trás.

 

Hoje crescidos e páreos,

se respeitam e me respeitam.

E, nas lutas da vida,

lutamos juntos as mesmas batalhas.