Nicolly_army

“Eu tô bem”

\"Eu tô bem.\"

Uma frase tão simples, dita quase automaticamente quando alguém pergunta como estamos. Três palavras pequenas, leves para quem escuta, mas que muitas vezes carregam um peso que ninguém consegue enxergar. Afinal, as pessoas raramente saberão se essa frase é verdade ou se estamos realmente bem. Dizer \"eu estou bem\" não é o mesmo que se sentir bem, e talvez nem nós mesmos estejamos preparados para admitir isso.

Estar bem não significa que nós nos sentimos bem. Você sorri, ri das piadas que os amigos fazem, dá conselhos que talvez seja você mesmo quem precise ouvi-los, mas ninguém ali naquela roda sabe como está a mente do \"palhaço\", e talvez nunca saberão.

A gente diz que está bem, que tá tudo bem, e isso faz com que nossa mente tente acreditar nessa mentira confortável. Mas logo em seguida ela nos alerta que não existe nada bem dentro de nós. Ela tenta nos pregar uma peça e, quando percebemos, estamos mentindo para nós mesmos outra vez. E então isso vira um ciclo interminável: esconder, negar, sorrir e repetir.

Porque, às vezes, é mais fácil vestir uma máscara do que mostrar as rachaduras que ela tenta esconder. É mais fácil responder \"eu tô bem\" do que explicar tudo aquilo que nem conseguimos colocar em palavras.

Portanto, na maior parte do tempo, dizer que se sente bem é melhor do que dizer o que realmente se passa dentro de você. Porque no momento em que pensa em falar, logo em seguida surgem as dúvidas:

\"Será que vão entender meu lado?\"

\"Será que eu vou ser julgado(a)?\"

\"E se isso for drama demais?\"

\"E se o problema dele(a) for mais importante que o meu?\"

E, com todas essas dúvidas, tudo o que sai da nossa boca é:

\"Eu tô bem.\"

Então ninguém percebe as frustrações, as dores escondidas por baixo do famoso \"tapete\". Ninguém percebe as lágrimas engolidas, os pensamentos guardados ou as batalhas travadas em silêncio.

Nós nos preocupamos tanto com a dor do outro que acabamos esquecendo que também estamos feridos. Seja mentalmente, emocionalmente ou psicologicamente. Porque, mesmo quando fisicamente parece estar tudo bem, existem feridas que não deixam marcas visíveis.

Mas por qual motivo a dor do outro continua sendo mais importante que a sua?

Por que você continua deixando os seus problemas de lado apenas para aconselhar alguém?

Por que continua carregando pesos que nunca foram feitos para serem carregados sozinho(a)?

Quando foi a última vez que você perguntou a si mesmo como realmente estava?

Quando foi a última vez que ouviu os próprios conselhos?

Quando foi a última vez que se permitiu sentir, sem fingir que estava tudo bem?

Contudo, para quem não sabe se expressar, dizer que se sente bem é muito mais fácil do que realmente dizer o que sente dentro de si. Talvez porque as palavras que sairiam machucassem mais do que dizer três palavras simples:

\"Eu estou bem.\"

Uma frase repetida tantas vezes que acaba perdendo o significado. Uma frase que esconde dores, medos, inseguranças e sentimentos que nunca chegaram a ser ditos em voz alta.

E depois de tantas respostas automáticas, tantos sorrisos forçados e tantos sentimentos guardados...

Mas será que eu ainda estou realmente bem?