Medo de ser medíocre. Que segundo a linha de pensamento de Schopenhauer, é o caminho direto à insignificância. Caminho este que o Fiat 147 dele persistia, trepidando e consistente.
Sua mente não para, seu raciocínio não é linear. Salta de uma conversa que teve no trabalho, para uma discussão que nunca houve, e se percebe remoendo algo que queria ter dito.
Se sente inteligente, imbatível. Olha a todos ao seu redor, e os julga. Julga mas se compadece. E assim seu pensamento vai saltando de novo. Deságua na autocrítica, mas passa da linha e se afoga na auto depreciação. Resume:
“A euforia na presença de uma grande promessa não paga a decepção ao descobrir a fraude.”
Essa é a história do homem que não conseguia.
A palavra mais latente de sua vida, é de uma simplicidade esmagadora: “não”.
Não amou e não foi amado.
Vai ver a verdade é que não se permitiu.
Não chorou o bastante, porque não segurou o bastante também.
Nem forte para sustentar a masculinidade, e nem tosco pra cair nesse papo.
Não terminava nada do que fazia. Nem as próprias músicas, nem faculdade de administração.
Porém não parava de começar coisas novas. Desenhava e estudava arquitetura.
Não tinha fé
E portanto não tinha felicidade. Não era de ceticismo que seu coração carecia.
Não conseguia acreditar nas coisas. Não via mais os personagens nos filmes, só os atores num dia comum de trabalho.
E logo, não conseguia achar graça em nada da vida. E sem ver graça na vida, há uma inevitável conclusão…
Porém não conseguia tomar a decisão. Não tinha o ímpeto do fim, que só o desespero pode trazer.
Mesmo assim, não suportava mais continuar.
Como sempre estava em nenhum-nem-outro, prevalece a lei da física: se duas forças poderosamente iguais puxam para lados opostos, a soma de todas as forças é zero.
Mas é um engano confina-lo em tristeza. Isso soaria mesquinho demais. É óbvio que como eu e você, o barquinho do nosso herói navegou em muitas águas. Sorriu, se enfureceu, se fascinou, chorou, e esmoreceu. A diferença não é o que ele viveu, mas onde resolveu se ancorar.
Leonn Futile