VĂȘnus

Traumatizando quem me traumatizou (apenas uma conversa)

 

Uma pessoa que foi próxima a mim costumava falar a frase \"vou traumatizar as pessoas de volta, por que sou muito traumatizada\", eu levava a frase na zoeira, até entender o problema de quem acredita nela.

 

Vamos começar com o óbvio, que às vezes, a gente não percebe: o mundo não gira ao redor do umbigo dessa pessoa. Há de se ter um ego muito grande a ponto de pensar que, as pessoas estão o tempo inteiro conspirando para o seu mal a ponto de lhe causar \"traumas\" e acreditar que elas se importam o suficiente a ponto de se \"traumatizarem\" de volta com postagens de indiretas na internet. Acreditem, caros amigos, essa pessoa é adulta e formada em psicologia. 

 

Há uma diferença muito grande entre uma pessoa que tem traumas doloridos de uma que trata seus obstáculos e desafios como um trauma, isso é uma banalização enorme do real significado da palavra, o que é bastante problemático vindo de alguém que estudou pra ajudar pessoas. 

 

Nós sempre vamos ter desafios, a vida é assim. As pessoas vão nos decepcionar, mesmo que elas não percebam isso, nem tudo (ou quase nada) é do jeito que queremos e imaginamos, por que não depende só da gente, depende de terceiros, de dinheiro, de disponibilidade, de muitas coisas, a gente precisa lutar pra conseguir, pra construir nosso caminho, a gente precisa levantar depois de uma queda, não ficar deitado no chão bancando a vítima. 

 

Chega um momento, que a gente precisa olhar pro lado e entender que afastamos os outros com esse tipo de comportamento imaturo, não é por que aconteceu uma ou duas situações decepcionantes em nossas vidas, que vamos fazer da vida dos outros um inferno, as pessoas não são obrigadas a aguentar um ser humano cansativo, egoísta, negativo e dramático, muito pelo contrário, quanto mais chorão você for, menos gente vai gostar de você, por que aí você vai estar sendo tóxico reproduzindo várias e várias vezes o papel de coitado, obrigando a todos que estão ao seu lado, a te tratar como criança, ignorando seus próprios problemas pessoais. 

 

Enfim, era só isso mesmo, só uma reflexão que passou na minha mente sobre alguém próximo a mim que surtou por eu ter falado só uma única frase desse texto (imagine se eu digo tudo). Eu só percebi que apesar de ser grata pela ajuda dessa pessoa, eu acabei amadurecendo demais a ponto de entender a vida de um jeito que ela não entende, o que me faz perceber que chegou a hora de seguir um outro caminho, com novas companhias, que compartilham comigo um olhar menos infantil das situações do cotidiano. 

 

Obrigada a quem leu até aqui, comente o que acha sobre isso, se concorda, se discorda, se tem uma opinião diferente... Vamos discutir sobre.