Charles Araújo

Reflexão de uma noite sem sono!!

 

 

No silêncio da noite, novamente te pergunto: 

qual o sentido da vida? A resposta ainda não se revelou completamente, como disse o sábio Salomão: \"Tudo é vaidade, o bem e o mal.\" 

Essas palavras resumem metaforicamente ainda que de maneira rasa a complexidade da existência humana.

 

Embora jogue búzios e tarot, e viva do esotérico, sei que não haverá outra vida como a humana, ou talvez, desumana. Disse uma cigana, ao ler minha sorte. Novamente lembrei-me de Salomão: \"Então viva e divirta-se, é lícito ao homem gozar de todos os bens e prazeres. Mas todas as obras são pesadas na balança, e expostas no juízo final.\"

 

Quantas tolices são proferidas pela humanidade! Os terraplanistas, por exemplo, ignoram que a Terra é esférica, logo declaram a mesma plana, santa ignorância (riso). Não vêem eles que a Terra é chata nos polos e nos Domingos sem futebol? (Lembrei de um amigo )

 

Ah, como alguém já me criticou por não mencionar que o domingo é dia de missa ou de adoração. Verdades ou mentiras relativas? Como disse um garotinho da escola dominical: \"Não devo jogar\", mas ao chegar em casa, com um frango assado, exclama à mãe: \"Olha o que ganhei no bingo da igreja!\"

Lá vem a garotinha do catecismo: \"Mamãe, hoje eu aprendi que devemos amar uns aos outros. Mas por que os olhos da tia estavam roxos?\" 

E sem falar no dinheiro, suposta raiz de todo mal, não é apenas uma moeda de troca? 

Hipocrisia e contradições tão comuns nas compras e negociações da fé.

 

Mas a vida é uma jornada de escolhas. 

Como disse Cecília Meireles: \"Ou isto ou aquilo, é uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Mas ainda não entendi qual é melhor: se isto ou aquilo.\"

 

Se fico em casa, sou rotulado de depressivo; se aprecio as coisas boas da vida, sou um bon-vivant! Se me calo, sou tímido coitado; se abro a boca, sou um malcriado ou um sedutor! A maldade está nos olhos de quem vê, pois o coração não processa o mal quando os olhos não o veem.

 

Para os que estão tristes, canto as palavras de Gonzaguinha:

\"Eu fico com a pureza  

Da resposta das crianças  

É a vida, é bonita  

E é bonita  

Viver  

E não ter a vergonha  

De ser feliz  

Cantar e cantar e cantar  

A beleza de ser  

Um eterno aprendiz!!!\"

 

Quanto aos que se consideram sábios, não discuto. Prefiro seguir a máxima: \"Só sei que nada sei!\"

Mas, como disse Pedro Pedreira, eterno personagem da escolinha do professor Raimundo: há provas escritas, ata lavrada em cartório, do discurso de Platão sobre Sócrates, assinada por algum deus grego? Se não há, é pura patifaria. Não me venham com churumelas!

 

O maior dilema humano é saber se vive ou apenas existe. Alguns vivem tentando ser lembrados; outros lembram de viver e deixam um legado.

Não busco ser justo nem perfeito; longe de mim tal pretensão. Mas, como disse o grande filósofo judeu Salomão: \"Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.\"

 

E assim vamos vivendo a vida na medida de nossas limitaç

ões, sabendo que somos meros mortais…