Gabriel Przy

OS TRÊS DEUS

Deus de Tomás de Aquino, Deus da sociedade e Deus do indivíduo.

Assim como Tomás de Aquino, eu penso que Deus é o maestro da orquestra que chamamos de vida. De seus 5 caminhos/vias, Tomás chega a conclusão de que o destino não é autossuficiente e que tudo que existe, existe porque alguém quis. Automaticamente o Frade afirma a existência de Deus pela necessidade de uma harmonia no universo. Tomás fala em um de seus caminhos que a própria existência e sua competência propriamente dita  é arquitetada e programado por um ser maior, isso gera conflitos onde podemos classificar em x questões: O homem é um animal, o mesmo existe com um propósito ou existe um propósito através de um sistema que o próprio homem criou?

O sistema foi gerado por uma entidade perfeita ou a entidade criou a capacidade de gerar sistemas imperfeitos?

O propósito é particular de cada indivíduo ou todos desta sociedade possuem o mesmo propósito, se for particular, qual o critério para desenvolver um objetivo para cada ser, como e quando o ser humano conclui sua missão individual e onde chegamos após concluí-las?

Entrando na questão de conclusão da missão, temos muitas perguntas sobre o fim da vida e o início da morte. Assumindo a existência de um administrador da vida, podemos concluir que a vida nada mais é do que um teatro onde tudo é traçado, independentemente das suas escolhas o final já é previsto e julgado. Então, qual a real intenção da vida? Onde foi colocado o direito de livre arbítrio sendo que tudo já foi pré estabelecido antes mesmo do desenvolvimento de sua consciência? Não estamos julgando a existência de Deus e nem de suas escolhas, mas se Deus de Tomás de Aquino realmente existe, onde realmente podemos encontrar conforto em viver uma vida que não nos foi dada a opção de moderador?

 

Conseguimos assim chegar à conclusão de que tudo é muito mais simples do que parece, aparentemente para o ser  perfeito de Tomás de Aquino (Deus), a nossa vida nada mais é do que uma de suas obras primas. Assim como insetos  acasalam e momentos após se nutrem de seus parceiros, assim como os predadores nascem para caçar, os seres humanos nascem para questionar e aprender. O fato de tudo já ter sido pré estabelecido no livro da vida, não significa que não temos que cultivar momentos e aprendizados dentro do sistema que Deus de Tomás de Aquino criou. Somos criaturas, viemos do barro e voltaremos ao barro assim que Deus achar conveniente.

~ Gabriel Przy